sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A ética dos profissionais vencedores

Já são 09:00hrs e eu postando algo que li no site Acontecendo Aqui, no caso a coluna no Marcelo Deluca. Fantástico texto!

"Bem, estamos nos acostumando a tudo, ou a quase tudo. O que mais vemos são pessoas vivendo na linha da miséria como pedintes. Isso certamente toca aos mais sensíveis, enquanto políticos corruptos, propinas nos negócios, profissionais bem sucedidos cometendo crimes de estelionato, peculato entre outros sem a menor ética; nestes casos revolta.

Os ambientes de trabalho estão infestados dessa “praga”. Há de se considerar que passamos muito mais tempo com essas profissionais do que propriamente com nossos familiares.

Constata-se que a sociedade vive momentos de transformação. É casamento durando pouco, mercado single, tudo em prol do crescimento profissional com foco obcecado unicamente no sucesso. O consumo dita as regras e o homem refém de sua vaidade se investe de arrogância e atualmente vive o ápice de sua prepotência humana, onde TER é mais importante que SER.

Como profissional exerço consultoria na área de Marketing e sou professor universitário. Como educador nos é atribuída a prerrogativa de educar, assim penso que a grande maioria dos profissionais da área do ensino tem como missão ou pelo menos tenta. Assim sendo, não posso me calar no ano de 2010 e me vejo obrigado, por força da missão a mim delegada de facilitar o conhecimento para formar alunos e promover a cidadania, a dar meu sincero recado.

Lições que aprendi com o personagem Rock Balboa interpretado por Silvestre Stallone: Na vida não importa o quão forte você bate, mas sim o quanto você consegue apanhar; o quanto pode suportar para ir em frente. É assim que se consegue ser um vencedor.

Todos nós podemos cair, bem como, também, todos nós podemos como devemos nos levantar. O Importante é não culpar a ninguém, somos o único responsável por nossas vidas, não devemos culpar o governo, a esposa, o marido, os s filhos ou quem quer que seja pelos nossos fracassos. É preciso lutar para seguir em frente. Há um ditado muito conhecido que vale lembrar: “O que se planta é o que se colhe”.

No Gladiador, só para relembrar a história do filme o general romano Máximo interpretado por Russel Croweserve ao seu imperador Marco Aurélio para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Durante o combate, Máximo fica sabendo que Marco Aurélio, já velho e ciente de sua morte, quer lhe passar o comando do Império Romano. Cômodo, filho do Imperador, sabendo da intenção do pai mata-o e assume o império. Maximo não aceita a situação é traído pelo seu amigo Quintos e condenado a morte pelo Imperador, foge, mas não consegue chegar a tempo de salvar a sua família. Ferido é capturado e vendido como escravo, tornando-se escravo e gladiador. Seus executores não conseguem cumprir a pena, Cômodo coloca em vigor a política do pão e circo, a política do entretenimento do povo enquanto corrompe o senado fazendo a manutenção do poder. Contrariando a vontade de seu pai que tinha proibido as arenas e os espetáculos de violência onde gladiadores lutavam até a morte. Cômodo decreta que haverá jogos por mais de 300 dias onde a carnificina acontecera para divertimento da plebe e da realeza. Muitos senadores queriam a volta da republica em substituição ao poder ditatorial do imperador e vêem em Máximo e no seu desejo de vingança a saída para a volta da republica. Sabe que é preciso triunfar para ganhar a confiança da platéia e culmina no combate com o próprio Cômodo. O fim vocês já sabem.

Deste filme igualmente podemos extrair muitos ensinamentos, senão vejamos: É preciso superar obstáculos; A vida é uma sucessão de batalhas; O que fazemos na vida ecoa na eternidade; Grandeza é uma visão.

Surgem diversas indagações: Mas como devemos lutar e vencer sem deixar de lado os valores fundamentais sendo que a ética, a família, a amizade e a vida nos cobram? Mas por que vencer a qualquer custo? Quem disse que vencer é ter casa, lancha, ternos italianos e etc.? Quem disse que não ter muitos bens materiais é ser uma pessoa fracassada?

Fazendo um paralelo com o Gladiador confere a coragem, ao arrojo, a criatividade à luz do amor a transformação do homem comum num vencedor, com inabalável espírito de guerreiro.

É edificante podermos ouvir nosso sobrenome e cresce através dos obstáculos e termos o orgulho de nossas singelas conquistas elas se somam ao longo da vida e nos tornamos um vencedor sem abrirmos mão de nossos valores éticos.

Tantas outras coisas eu aprendi com o mestre Nélson Mandela.

“Agradeço a todos os DEUSES pelo meu espírito invencível”.
“Eu sou o dono do meu destino”.
“Sou o capitão da minha Alma”.

Para encerrar, no filme Em Busca da Felicidade, aprendi que nunca devemos deixar que ninguém nos diga o que não deve ser feito, nem que seja dito por nosso pai. Se tivermos um sonho devemos protegê-lo e se queremos efetivamente algo, devemos correr atrás.

É no berço familiar que se aprende ética."


Ética:
do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento.

Eu tenho, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário